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A avaliação psicopedagógica tem por objetivo investigar as causas das dificuldades de aprendizagem das crianças, jovens, adultos e idosos, sejam elas cognitivas ou pedagógicas. 

 

Como é realizada esse tipo de avaliação?

 

É realizada através de testes e análise clínica divididas em sessões de 50min de duração, por um psicopedagogo clínico. 

Psicopedagogia

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1ª sessão. É realizada uma entrevista inicial e contratual com os pais ou responsáveis pela criança ou a própria pessoa se ela for maior de idade. Nessa etapa esclarece todas as dúvidas, registra a queixa, combina horário, forma de pagamento e etc.

 

2ª sessão. Tem profissionais que preferem fazer no segundo momento a anamnese (registro da história de vida do paciente), levantamento das primeiras hipóteses e outros profissionais preferem deixar a anamnese para o final da avaliação, para que as informações trazidas por pessoas externas não contamine o olhar do profissional.

3ª sessão. Realização da E.O.C.A. (Entrevista operatória centrada na aprendizagem). Esta sessão, o profissional tem a intenção de investigar o modelo de aprendizagem da pessoa e é realizada somente entre o profissional e o paciente. Nessa etapa observamos o que a pessoa sabe fazer, o que ela aprendeu a fazer.

4ª sessão. Para continuar levantando hipóteses, nessa sessão, aplicamos as provas operatórias, a saber: conservação, classificação, seriação, espaço e pensamento formal. E as atividades variam de acordo com a idade de cada paciente. Observe que é tudo científico, a base de provas, pesquisas, observações, anotações e não pode ser feita aleatoriamente. Ninguém pode diagnosticar uma pessoa baseado só em conhecimento empírico (popular/vulgar). Só porque uma criança é vista como “danada” ela é rotulada como hiperativa. Isso não é verdadeiro! Existem vários exames que podem ser feitos para levantar essa hipótese ou outras. Inclusive o psicopedagogo vai precisar da ajuda de outros profissionais da área de saúde ou educação para concluir o seu relatório final.

5ª sessão. Nessa sessão, se necessário, podemos aplicar as Técnicas Projetivas. Para essas técnicas vamos utilizar os conhecimentos de Visca. Elas têm como objetivo conhecer os vínculos que o paciente tem com a escola, família, amigos (vida social) e consigo mesmo. Pois o lado afetivo contribui bastante para o desenvolvimento da pessoa. Tanto pode ajudar como pode prejudicar o aprendizado. É o caso, por exemplo, de descobrir se a pessoa sofre ou pratica o bullying, entre outras descobertas.

6ª sessão. Aplicação das provas pedagógicas para saber se a pessoa tem coordenação motora, consciência corporal, orientação espacial, sequencia lógica, conhecimento alfabético, compreensão de texto e cálculos.  As vezes são necessários mais de uma sessão para concluir essa etapa. 

7ª Nessa etapa, o psicopedagogo faz o relatório de levantamento de todas as hipóteses, investigação e conclusão. Convocam os pais ou responsável, dar um retorno da hipótese do diagnostico encontrado e sugere, dependendo do caso, o tratamento ou encaminhamento, que são as intervenções para que a queixa trazida e o problema encontrado seja superado e resolvido.

8ª Quando solicitado pelos pais ou responsáveis, o profissional agenda uma visita na escola e faz as devidas intervenções e orientações, contribuindo assim para o processo de inclusão.

Para maiores informações entre em contato clicando AQUI

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